domingo, 24 de dezembro de 2017

GRANDÃO!





1985 e 1986 foram dois dos melhores anos que eu vivi. Talvez o fator principal disso foi a minha idade: 20 anos!

Com 20 anos não somos mais crianças, não somos velhos, não somos adultos, não somos ainda os culpados, não somos mais inocentes. Não somos nada!
Não somos nada e isso nos permite ser tudo. Alguém já deve ter dito que “não ser” significa que estamos abertos para todas as possibilidades. Já pensou nisso? Isso é incrível (como diria Antônio, meu personagem na peça Nas Asas do Tempo).
Nos meus 20 anos o mundo estava nas minhas mãos.

Dia 24 de dezembro de 1997, 16:55, com 1910 gramas (ano de fundação do Corinthians), nascia um garoto prematuro, ainda sem nome, todo peludo e com toquinha (não sei se ele já nasceu com aquela toquinha ou colocaram depois). Meu filho!
A luta pela sobrevivência dele adiou a decisão do nome. Uma enfermeira me pressionou dizendo assim: Pai, a gente precisa chamar ele por um nome. Qual será o nome dele?
Qual será o nome dele? Era para nascer em 11 de março, nasceu em dezembro...

Apenas eu e ele. As enfermeiras cuidando das outras isoletes. Olhe para seus olhos e perguntei:
- Cara, preciso te registrar. Qual é o seu nome?
Ele me olhou de forma séria e carinhosa e respondeu:
- Pai, meu nome é Tiago!
Foram suas primeiras palavras, e as únicas durante alguns anos.
Com exceção feita a mim, mais ninguém acredita nessa história (nem o próprio Tiago).



Depois dele ter dito seu nome e eu o ter registrado, fui pesquisar o significado. Tiago, o protegido por Deus.
E como ele precisou de proteção naqueles primeiros momentos de vida. Foi para casa apenas 28 dias depois.
Até para encorajá-lo (sempre acredito na força das palavras) desde pequenino eu o chamo de Grandão. “O Tiagão ão ão, é bonitão ão ão” , fiz essa musiquinha no aumentativo para que ele entendesse que precisava crescer forte. E ele cresceu.





O Tiago, se você não o conhece precisa conhecê-lo, é essa pessoa determinada, incansável, honesto,  inteligente (aprendeu a ler antes de entrar na escolinha), antenado, artístico (cheio de talentos), amável, amigo, compreensivo, apaixonante... e tantas outras qualidades mais.
Meu filho, aproveite esses seus 20 anos que se iniciam hoje. É, provavelmente, uma das melhores idades para se viver. Seja responsável, mas nem tanto. Seja sério, mas não muito. Seja coerente, mas não em excesso. Seja e siga possibilidades. Seja fé e trabalho. Seja canto e som. Seja ator e tablado. Seja amigo e amor. Seja! Seja! Seja!
20 anos é a nossa idade de ser: Seja!

Parabéns! Obrigado por me escolher como pai! Eu te amo!








Nenhum comentário:

Postar um comentário